Últimas Notícias




Coordenadora do Posto de Coleta de Sangue fala da dificuldade enfrentada em Muriaé causada pela falta de doadores

JORNALISMO | 14/06/2019 17:58 COMENTAR 11
Voltar
Coordenadora do Posto de Coleta de Sangue fala da dificuldade enfrentada em Muriaé causada pela falta de doadores
As doações acontecem todas as quartas-feiras no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo “Viva Vida/Hiperdia”









14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas infelizmente em Muriaé não há muito para comemorar. De acordo com o Hemocentro de Juiz de Fora, órgão que atende os hospitais da cidade, a coleta em Muriaé está bem abaixo do esperado.

Na tarde desta sexta-feira (14), a coordenadora do Posto de Coleta de Sangue em Muriaé, Illen Nara concedeu uma entrevista à Rádio Muriaé e disse que a meta é atender 120 pessoas por semana, mas no dia da coleta, são atendidos em média, menos da metade desse número.

Ainda segundo a coordenadora é importante que a população se conscientize sobre a importância de doar sangue.

Em Muriaé as doações acontecem no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo “Viva Vida/Hiperdia”, localizado no centro da cidade, ao lado do Hospital São Paulo (HSP).

A equipe do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas atende aos doares toda quarta-feira de 7h às 15h, sem intervalo para almoço.

 

Quem pode doar:

Podem doar sangue, pessoas de 16 a 69 anos, com boa saúde e peso a partir de 50kg. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da coleta, bem como ter contraído hepatite após os 11 anos, nem ter sofrido de doença de Chagas.

Também há restrição quanto a comportamento de risco para doenças transmissíveis. Já quem acabou de fazer tatuagem ou colocar piercing precisa aguardar 12 meses antes de doar sangue.

 

Fonte : Rádio Muriaé




Nome: danilo
Postado no dia 14/06/2019 - 18:46
Cidade: Muriaé-MG

logico pessoa vai pra doar coleta so começa apos8 horas que trabalha nao tem como doar
Nome: anderson
Postado no dia 14/06/2019 - 19:46
Cidade: muriae-mg

Sou doador deste meus 18 anos, já doei inúmeras vezes em juiz de fora e Muriaé, mas tem alguns meses que tento doar e não tem mais fichas para doação. Dai eu pergunto como vcs estão precisando se eu não consigo doar por falta de ficha.
Nome: Edmilson
Postado no dia 14/06/2019 - 20:51
Cidade: Muriaé-MG

Eu já fui duas vezes doar sangue, tão difícil que desisti.
Nome: Jose Luis rodrigues
Postado no dia 15/06/2019 - 12:48
Cidade: Muriae-Mg

Fiz minha primeira doação dia 30/01/2019, voltei agora no início de jongo, o rapaz me disse que ainda não o dia doar novamente, quanto tempo tem que esperar entre uma doação e outra?
Nome: Antonio
Postado no dia 14/06/2019 - 22:14
Cidade: Muriae -MG

Na minha opinião a coleta poderia ser feita aos sábados pq quarta é muito complicado fica a sugestão
Nome: DOADOR
Postado no dia 15/06/2019 - 01:38
Cidade: Muriae-Minas Gerais

O grande problema é a demora! Muitas pessoas, vão doar a primeira e vez e não volta mais, devido ao tempo que é para realizar a doação (cerca de 05 a 06 horas ). Melhorias, com relação ao tempo de espera, seria um atrativo!
Nome: lucia marchese
Postado no dia 15/06/2019 - 08:35
Cidade: muriae-mg

sabe porque a população não tem ido doar sangue? aconteceu de eu chegar lá as 6:00 hs da manha para doar, e a pessoa responsavel pela colheta, foi chegar quase 8:00 hs, acho que falta respeito por parte dessas pessoas, por isso que a populaçao não tem ido
Nome: Pascoal Alexandre
Postado no dia 15/06/2019 - 16:08
Cidade: Muriaé-Minas Gerais

Na minha concepção o problema da falta de doador e motivado pelo próprio grupo que realiza o trabalho de coleta de sangue, por 2 (duas) vezes eu fui ate centro, onde estava sendo realizado a coleta, mas as pessoas que estava na recepção me informaram que não poderia mais atender devido ao horário de fechamento, isso era 15:00 horas da tarde, e não tinha ninguém mais pra ser atendido, essa equipe que realiza este trabalho não tem condições de realiza-lo, demonstraram "preguiça" ate pra me atender. ai não dá ne!!!
Nome: katia
Postado no dia 16/06/2019 - 08:34
Cidade: Muriaé-mg

O que está desmotivando o pessoal a doação de sangue é a falta de preparo dos profissionais que executam o trabalho. Já tentei doar algumas vezes e não consegui. Observei que existe muita má vontade por parte deles.
Nome: Cristiano
Postado no dia 16/06/2019 - 22:28
Cidade: Muriae-MG

Uma pessoa pode doar conforme lei federal (Art. 473), de 4 em 4 meses sendo que só poderá doar 3 vezes no mesmo ano. Acredito que procurar o setor responsável e o chefe/superior desta pessoa que lhe informou irá lhe ajudar. Mas conforme a CLT o trabalhador somente terá 1 dia para doação a cada 12 meses.
Nome: MACHADO
Postado no dia 17/06/2019 - 08:37
Cidade: MURIAE-MG

Certamente que isso ocorre, não há um entendimento, da equipe que as pessoas que fazer a DOAÇÃO precisam ser melhores atendidas, toda vez que se vai fazer doação tem que refazer o cadastro é muita demora, Eles deveriam nos dias de doação de sangue, doarem um pouco de seu tempo, chegando antes e com melhor humor e não fazerem as pessoas esperarem tanto na fila.Eu duvido qualquer um chegar as 07:00 hs e ser atendido. Com certeza todo o processo precisa ser revisto.