Últimas Notícias




Dezembro Laranja: dermatologista fala como evitar o câncer de pele

JORNALISMO | 10/12/2019 16:03 COMENTAR 0
Voltar
Dezembro Laranja: dermatologista fala como evitar o câncer de pele
Karina Agostini Fraga é formada péla Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda da Fundação Oswaldo Aranha



O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella estará realizando neste sábado (14) uma mobilização para orientar a população sobre os perigos do câncer de pele.

A ação acontecerá na Praça João Pinheiro, no Centro de Muriaé, de 8h às 12h. O trabalho faz parte da programação do “Dezembro Laranja”, mês em que profissionais da saúde alertam contra os perigos da doença.

Vários dermatologistas estarão atendendo a população no ônibus da FCV e poderão ser consultados de forma gratuita, basta chegar e aguardar para ser atendido.

Uma das dermatologistas que estará presente é a Dra. Karina Agostini Fraga. Em entrevista à Rádio Muriaé nesta terça-feira (10) ela falou sobre o tema e deu dicas para evitar a doença.

De acordo com a dermatologista, o câncer de pele é provocado pelos raios ultravioletas. Pessoas com a pela mais branca a atenção precisa ser redobrada, o que não significa que aqueles que têm a pele mais morena estejam fora do risco.

Ainda segundo Karina, nesta época do ano cresce o número de pessoas que ficam expostos ao sol em praias, piscinas e cachoeiras. Segundo ela, o correto é usar com frequência o uso do protetor solar e evitar à exposição do sol de meio dia às 15h.

A médica ainda orienta para aquelas pessoas que têm um machucado na pele e está custando a cicatrizar, ou pintas que surgem no corpo e que no decorrer do tempo esteja aumentando o tamanho, pode ser indícios de câncer de pele. Nesse caso, a recomendação é procurar um médico o quanto antes.

Atualmente o câncer de pele é responsável por 30% de todos os tumores malignos no Brasil e acomete mais de 165 mil brasileiros todos os anos, segundo o instituto Nacional do Câncer (INCA).

 

Fonte : Rádio Muriaé