Últimas Notícias




Governo suspende exigência de aulas para conduzir cinquentinhas

JORNALISMO | 17/06/2019 17:05 COMENTAR 4
Voltar
Governo suspende exigência de aulas para conduzir cinquentinhas


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (17) a resolução 778, que trata de mudanças no processo para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

A medida passa a valer daqui 90 dias, em 17 de setembro.

De acordo com a nova resolução, durante 12 meses, a contar a partir de setembro, quem quiser tirar a ACC, poderá realizar as provas teórica e prática sem a necessidade de fazer aulas antes. O documento é obrigatório para conduzir as "cinquentinhas", ciclomotores com motor de até 50 cm³.

Se for reprovado, o candidato deverá passar pelas aulas práticas.

Após esse período, está prevista redução da carga horária no processo para obter a ACC. Até então, são exigidas, pelo menos, 20 horas/aula práticas. Com a nova lei, o número será reduzido para 5 horas de aulas práticas, sendo que 1 delas dever ser noturna.

A lei ainda permitirá que os candidatos levem o próprio ciclomotor para fazer o exame prático. O veículo deverá ter, no máximo, 5 anos de uso.

Fonte : g1




Nome: André
Postado no dia 17/06/2019 - 17:23
Cidade: Muriaé-MG

E o Brasil segue ladeira abaixo. Falo isso, não por contexto político, mas no meu entender de cidadão e pedestre, não existe nenhuma diferença em ser atropelado por uma moto 125 cilindradas e um ciclomotor de 50 cilindradas, o estrago no pedestre e o mesmo, então não entendo o porque de se ter exigências diferentes no processo de autorização para ser condutor.
Nome: Rogério
Postado no dia 18/06/2019 - 16:18
Cidade: Muriaé-MG

Não há necessidade de aulas para conduzir cavalos, mulas, carroção, charrete, bicicletas de carga, carrinhos de pipoca e churrasco e mesmo assim você pode ser atropelado por alguns deles. Para de exagerar!
Nome: ruy vegi de souza
Postado no dia 18/06/2019 - 18:35
Cidade: muriae-Minas Gerais

oi creio eu que muda e a forma de adquirir o documento para pilotar ,nao as responsabilidades
Nome: Servidor
Postado no dia 24/06/2019 - 17:16
Cidade: Muriaé-MG

A muitos anos não era exigido nada pra se conduzir ciclomotor, somente a tal da acc que nem regulamentação tinha, e nem licenciamento era necessário, com o aumento de vendas desses veículos, o governo visando arrecadar e não preocupado em organizar nada resolveu regulamentar o que era acc e começou a exigir emplacamento dessas motonetas. Um absurdo, estava ajudando na locomoção de muitas pessoas de baixa renda. Ainda bem que estão aliviando um pouco pra facilitar novamente a democratização dos meios de transporte.